quinta-feira, 12 de junho de 2014

UMA HISTÓRIA DE
  AMOR ETERNO.


Dia 12 de junho de 1921, na bucólica Florianópolis, o prefácio de uma linda história de glórias era escrito. Nascia, ali, na rua Conselheiro Mafra com Padre Roma o mais querido de SC, o Majestoso FIGUEIRENSE  FUTEBOL CLUBE, fruto da concretização do sonho de um jovem desportista e seus amigos.

E, tenho orgulho em dizer que essa história faz parte da minha vida , desde  sempre.
Um rapazola de 16 anos anos de idade, Hercílio Polli, conhecido como Cilóca, dividia seu tempo entre  o trabalho, no mercado público, onde seu pai era dono de uma banca de frutas  e as reuniões dos fundadores do clube, entusiasmado e comprometido , já naquele tempo , com  esse nascimento histórico. E naquele mês de junho, todo seu salário , aproximadamente 2.000 réis foi entregue para a aquisição do uniforme do novo clube da capital dos catarinenses.
Mais tarde , em 1932 , com apenas 27 anos  foi o técnico do clube e se sagrou campeão . Depois  em 35 e 37 , novamente como treinador foi o primeiro técnico tri campeão alvinegro , com um timaço , que rendeu o título de esquadrão de aço. E, durante toda a sua vida , esteve a postos para ajudar o clube no que lhe fosse solicitado. E todos os seus filhos, meu pai e tios também  escreveram seus nomes nessa história, como colaboradores , dirigentes e conselheiros. 
Todo esse amor incondicional que sinto por esta Instituição  é herança moral  que eles me deixaram e, estes simbolos e cores estão marcados no meu peito e impregnados na minha pele desde o meu nascimento , quando  meu pai colocou uma camisa no meu berço como se fosse uma manta. O manto sagrado foi minha primeira coberta.
E lá se vão 93 anos ....
Uma trajetória de lutas e glórias; de altos e baixos;de bons e maus momentos mas, de muito respeito e zelo  pelo clube, até que pessoas sem prurido aportaram por aqui, com interesses , não em servir a Instituição mas  de se servir  dela para alcançar seus objetivos nada transparentes e começaram a manchar a linda história alvinegra.

Hoje , não tenho motivos para comemorar, principalmente participar dos festejos promovidos pela gestão que está enlameando o nome do clube com calotes  e desrespeitando os símbolos de uma Instituição quase centenária  e seu maior patrimônio , a torcida.

A única comemoração , pelo aniversário do meu amado Figueirense que vou prestigiar é o jogo que acontece  domingo , promovida pelo ídolo Albeneir e que contará com a presença  de ídolos e jogadores do passado, mesmo porque é uma promoção a parte.

Estou muito triste  e lamento tudo que estão fazendo de ruim para o nosso  clube mas, eles passarão e o Figueira e sua torcida são eternos. Mas , essa torcida precisa acordar e lutar , e viver o clube no seu dia a dia, mostrando o seu amor e sua força, não deixando  que usem  nosso clube para lograr seus interesses que são alheios  aos nossos.

Parabéns  FIGUEIRENSE, pelos teus 93 anos de história e, saibas que o meu amor é eterno , bem como não deixarei  de lutar por ti  nunca, sem temer represálias nem ameaças nem mesmo a minha vida.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário